NOTÍCIAS

Importância da População de Plantas em Soja

04/DEZ/2017

Dentro de uma população de plantas de soja, existe competição por luz, água e nutrientes. A quantidade de plantas por área determina essa competição, podendo alterar o crescimento das plantas, a velocidade de fechamento das entre linhas, a incidência de pragas, a penetração de agrotóxicos no dossel, o acamamento de plantas e, por consequência, a produtividade e a qualidade de grãos.

Uma correta população de plantas é alcançada através de uma boa qualidade de semeadura associada ao manejo para preservação das plantas, evitando-se a perda de plantas e o desenvolvimento de plantas irregulares.

A soja tolera uma ampla variação na população, alterando mais a sua morfologia que o rendimento, sendo um fator determinante para o arranjo das plantas no ambiente de produção. Sabe-se que a soja compensa as falhas na linha de semeadura, entretanto, isto possui um limite que deve ser considerado na gestão da lavoura.

O ajuste da população de plantas em uma lavoura de soja é uma prática de manejo importante para obtenção de alta produtividade de grãos, com menor custo possível. Adicionalmente, em razão da utilização de cultivares transgênicas, o custo de sementes tem aumentado nos últimos anos, fortalecendo a necessidade de se utilizar esse insumo com a máxima racionalidade possível.

Atualmente existem tecnologias que ajudam no uso racional desse insumo na semeadura. Por exemplo, semeadoras com desligamento automático das linhas, reduzindo ou até mesmo eliminando o transpasse, evitando assim o uso excessivo de sementes e fertilizantes.

No planejamento e após o estabelecimento das lavouras existem outras tecnologias que são muito úteis. O aplicativo Aqila é uma ótima ferramenta, apoiando no planejamento, monitoramento, avaliações e armazenando tudo o que se faz de manejo na lavoura, criando um banco de dados área por área, facilitando o acesso às informações e ajudando na tomada de decisões.

Com ele é possível fazer a recomendação de semeadura e, após a lavoura estabelecida, verificar se a população ficou de acordo com o planejado, avaliando cada ponto de contagem. Além disso, é possível voltar em cada ponto e verificar como a soja se desenvolveu, pois ficam armazenados no aplicativo e podem ser avaliados a qualquer momento.

 

Fabio Danieli Provenzi

Engenheiro Agrônomo - Agros Assessoria

COTAÇÕES (CBOT - CHICAGO)

GRUPO AGROS

25/06/2018 às 16:42
SOJA
MILHO
TRIGO
Agropan - Tupanciretã/RS
70,50
33,00
40,00
Camnpal - Nova Palma/RS
70,50
38,00
40,00
Coopatrigo - São Luiz Gonzaga
68,50
35,00
40,00
Cotrel - Erechim/RS
68,50
33,50
41,00
Cotribá - Ibirubá/RS
70,50
35,00
42,00
Cotrijuc - Julio De Castilhos/RS
70,50
38,00
40,00
Cotrisal - Sarandi/RS
70,00
33,50
42,00