Blog

5s e Meio Ambiente

Autor
Por: Agros

Dia 6/17/2022

Disseminar a cultura da consciência sobre o meio ambiente é um dos compromissos do Grupo Agros. Nesta sexta-feira, 17, o tema ganhou espaço no Café com Conceito, que tratou de "5s e Meio Ambiente: Práticas simples, resultados reais ".

Sob coordenação das colaboradoras Katiuska Kerscner e Maquelen Kociczeski, o painel mostrou, com exemplos do dia a dia, que a ação sustentável pode - e deve - ser exercida por todos os níveis hierárquicos e em todas as áreas do negócio, do escritório às atividades no campo.

Foram apresentados os diferentes Sensos que impactam no processo. São eles: ✓SEIRI, Senso de Utilização. Prevê a utilização dos recursos adequados e na quantidade certa no ambiente de trabalho. Ele critica severamente a aquisição e consumo desnecessário de recursos, inclusive de água e energia. Também sugere que as pessoas compartilhem recursos de pouca utilização e que os ocupem até o seu limite. É definir o que é vital para uso do que não é necessário.

✓SEITON, Senso de Organização. Observa a guarda de cada recurso. A manutenção da ordem dos recursos nestes ambientes facilita a localização e o acesso, evitando a aquisição ou solicitação indevida de novos recursos.

✓SEISO, Senso de Limpeza. Seu principal objetivo é a manutenção e limpeza do ambiente e materiais. A limpeza é símbolo de qualidade de produto e de serviço. É fundamental desde o descarte adequado do lixo até a proatividade em não manter materiais que devem ser descartados.

✓SEIKETSU, Senso de Padronização, Higiene e Saúde. A atenção e o cuidado a pequenos detalhes visíveis tornam o ambiente agradável e satisfatório, seja num objeto recolhido no chão ou em olhar atento para com nossos colegas. O objetivo é mobilizar e reforçar a importância dos sensos executados e incentivar práticas saudáveis.

✓SHITSUKE, Senso de Disciplina. O objetivo é conscientizar e fazer avaliações regulares para saber o que precisa ser melhorado, assim, continuar evoluindo a metodologia 5s. A soma de pequenos esforços e atitudes repetidos diariamente por cada um, torna-se eficaz para o clima e a cultura organizacional.