Blog

Balanço Patrimonial

Autor
Por: Agros

Dia 5/13/2022

O Balanço Patrimonial é um relatório utilizado na contabilidade para mostrar a posição financeira de um negócio em um determinado momento. É como uma fotografia daquele momento no negócio. O Balanço Patrimonial é dividido em:

Ativos: São os recursos que o negócio possui. As contas são organizadas em ordem decrescente de liquidez (que pode ser convertida em dinheiro no curto prazo). Os Ativos Circulantes são as contas mais rápidas de entrar em caixa e os Ativos Não Circulantes são ativos que podem ser convertidos em dinheiro no longo prazo.

Passivos: São as contas que o negócio deve. As contas são organizadas por ordem de liquidação. O Passivo Circulante inclui contas com prazo de pagamento de até 1 ano, o que exceder 1 ano é considerado Passivo Não Circulante.

Patrimônio Líquido: neste caso, não segue o conceito popular que patrimônio são as terras e imóveis. Esse valor é o que sobra após subtrair do ativo as dívidas com terceiros, sendo assim o Capital Próprio dos sócios.

Após a conclusão do Balanço Patrimonial, é possível analisar os indicadores da situação patrimonial, liquidez e participação do Capital Próprio no negócio. Se um balanço é uma foto do momento, mais fotos contam uma história e, neste caso, analise a evolução das contas entre os períodos.

Nossos consultores dominam essa ferramenta e podem auxiliá-lo a implementar na sua empresa. Entre em contato e saiba mais!