Blog

Demonstrações Financeiras

Autor
Por: Agros

Dia 6/1/2022

A DRE é um relatório contábil que evidencia se as operações de um negócio estão gerando lucro ou prejuízo durante um período de tempo.

As informações geradas pela DRE são utilizadas pelos gestores para formar indicadores e analisar a saúde financeira do negócio. A demonstração é gerada pelos dados de Receita, Custos e Despesas do período.

Receitas: Entrada de valores relativos às vendas de produtos produzidos pela sua atividade.

Custos: Gastos para produzir o produto de venda.

Despesas: Gastos do negócio que não estão relacionados diretamente com o produto produzido. As despesas mais comuns são as despesas com pessoas, administrativas e financeiras.

O relatório reúne informações para gerar os indicadores financeiros:

  • Faturamento: Avalia o desempenho das vendas, se o faturamento gera caixa suficiente para cobrir os gastos de custos e despesas e lucrar;
  • Ponto de Equilíbrio: Avalia o momento em que a receita cobre todos os gastos sem gerar nenhum prejuízo;
  • Margem de Contribuição: Avalia o quanto sobra para pagamento das despesas indiretas, após o pagamento dos custos diretos;
  • EBTDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização): Avalia o potencial do negócio gera de recursos sem levar em conta os descontos financeiros e impostos;
  • Lucratividade: Avalia o quanto o negócio efetivamente ganhou em relação a tudo que vendeu;
  • Geração Líquida de Caixa: Avalia o caixa gerado após o pagamento de investimentos e amortizações de safras anteriores e recebimentos não operacionais.

Conclui-se que a DRE é o relatório que possui dados para apoiar a tomada de decisão, analisando as demonstrações anteriores e futuras (através da projeção), demonstra a evolução do negócio e a possibilidade de fazer novos investimentos.

Nossos consultores dominam a ferramenta e podem auxiliá-lo a implementar na sua empresa. Entre em contato e saiba mais!