Blog

Dia Mundial da Água

Autor
Por: Agros

Dia 3/22/2022

Dia Mundial da Água: data para refletirmos

A água, além de fonte de vida, é recurso vital na produção de alimentos, tanto na atividade pecuária como na produção vegetal.

Nessa última safra, a região Sul do país está passando por uma severa estiagem, mostrando o quão dependentes somos desse insumo para a produção de alimentos em quantidade e qualidade. Sem volume de água suficiente no solo, há alteração de processos fisiológicos nas plantas, que buscam mecanismos para retardar a desidratação - o que, no entanto, afeta o processo de fotossíntese e produção de energia. Resultados: baixas produtividades.

Considerando lavouras de alto potencial produtivo, na cultura da soja, por exemplo, são necessários cerca de 800 mm de água ao longo do ciclo; já para lavouras de milho em torno de 910 mm.

Dito isso, também é necessário observar, e torcer, para que essa precipitação seja bem distribuída ao longo do ciclo, atendendo principalmente as fases críticas de cada cultura.

Para se ter ideia, na atual safra, devido a combinação de altas temperaturas médias diárias e baixa umidade do ar, tivemos inúmeros dias em que a evapotranspiração (transpiração das plantas + evaporação da água pela superfície do solo) passou de 11 mm/dia.

Assim, cresce a demanda por sistemas de irrigação visando atenuar as perdas ocasionados por períodos com escassez de precipitação, a fim de garantir, além de aumento de produtividades, regularidade na produção.

💙 Neste Dia Mundial da Água, celebremos este sagrado recurso, cientes de que precisamos preserva-lo, pensando em nosso futuro e nas próximas gerações.

#grupoagros #agua #diamundialdaagua #diadaagua #recursovital #agro #agricultura