Blog

Ensaios de Cultivares de Soja

Autor
Por: Agros

Dia 6/15/2022

Ensaios de Cultivares de Soja Safra 2021/22

Na safra 2021/22 a Agros novamente desenvolveu sua rede de ensaios de cultivares de soja nas diferentes regiões de atuação da Assessoria. Estes trabalhos permitem comparar os materiais e entender melhor seu comportamento em cada região considerando as condições climáticas da safra.

✓ Júlio de Castilhos/RS – O ensaio foi semeado em 11 de novembro de 2021 em área de cobertura de aveia-preta. A semeadura ocorreu após as chuvas do início do mês. O estabelecimento do ensaio foi muito bom, porém o desenvolvimento vegetativo contou com poucas chuvas. Os materiais mais precoces foram mais afetados, havendo redução de porte e prejuízo aos componentes de rendimento. As chuvas voltaram a ocorrer com mais frequência somente na segunda quinzena de janeiro, permitindo que as cultivares de ciclo mais longo ainda atingissem boas produtividades.

✓ Cachoeira do Sul/RS – O ensaio foi semeado em 02 de novembro de 2021 em área de cobertura de aveia-preta. A semeadura foi realizada com pouca umidade no solo, ocorrendo chuva no dia após a semeadura, permitindo um bom estabelecimento. No entanto, o cenário que seguiu foi de poucas chuvas até o fim de janeiro, voltando a ocorrer com mais frequência, mas em baixos volumes somente a partir de fevereiro. Os materiais precoces foram muito afetados e tiveram quedas muito grandes de produtividade. Dentre os materiais mais tardios, alguns chamaram a atenção por mesmo em um cenário complicado, conseguirem produzir acima dos 40 Sacas/ha.

✓ Quatro Írmãos/RS – O ensaio foi semeado em 23 de novembro de 2021 em área de resteva de trigo. As chuvas foram mais regulares nessa região, o que permitiu que a cultura obtivesse um bom estabelecimento e desenvolvimento. Os meses de dezembro e fevereiro foram os mais críticos em relação a chuvas, o que acabou limitando um pouco o potencial produtivo das cultivares.