Blog

Ensaios de Cultivares de Trigo

Autor
Por: Agros

Dia 2/21/2022

Trazer informações e novas tecnologias aos clientes é uma busca constante da Agros Assessoria. Foi pensando nisso que na safra de inverno 2021 realizamos novamente a rede de ensaios de cultivares de trigo. Estes trabalhos vêm sendo realizados com o objetivo de ajustar o posicionamento dos materiais existentes no mercado para cada região de atuação, e, além disso, conhecer as características de novos materiais, incluindo lançamentos e pré-lançamentos.

Nos trabalhos é possível observar a interferência do manejo e do clima da região na produtividade e qualidade de grãos. Fica claro ao observar os resultados que não existe um material que irá se destacar sempre em todos os ambientes, havendo a necessidade de se levar em consideração um conjunto de fatores na hora da tomada de decisão sobre qual cultivar de trigo semear. Alguns deles são (Fonte: Embrapa, 2018):

  • Potencial produtivo da região;
  • Histórico da propriedade e do clima;
  • Se a cultivar atende a qualidade demandada pela indústria;
  • Tolerância a doenças;
  • Risco de acamamento e germinação na espiga;
  • Potencial de rendimento x custo de investimento mínimo exigido pela cultivar (adubação, quantidade de sementes, demanda de defensivos e uso de redutor de crescimento).

Para mais informações sobre os resultados contate a nossa equipe técnica.

Agradecemos imensamente as empresas Biotrigo Genética, OR Sementes, LG Sementes, Embrapa trigo, Fundação Pró-sementes e Semevinea pelo fornecimento dos materiais para a realização dos ensaios.