Blog

ESG

Autor
Por: Agros

Dia 6/29/2022

O que é ESG?

ESG é uma sigla em inglês para “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança, em português). Geralmente, ela é usada para se referir às práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. Na prática, o termo ESG pode ser usado para dizer o quanto um negócio busca formas de minimizar seus impactos no meio ambiente, construir um mundo mais justo e responsável para as pessoas em seu entorno, além de manter os melhores processos de administração.

E de onde veio a sigla ESG?

A sigla ESG surgiu pela primeira vez em um relatório de 2005 da ONU (Organização das Nações Unidas), intitulado “Who Cares Wins” (“Ganha quem se importa”, em tradução livre). O relatório concluiu que a inclusão desses fatores e o fomento de discussões sobre o assunto no mercado financeiro gerava mercados mais sustentáveis e melhores resultados para a sociedade.

O que significa cada letra dessa sigla?

Basicamente, a sigla ESG reúne três fatores que mostram o quanto uma empresa está comprometida em ter uma operação mais sustentável em termos ambientais, sociais e de governança. Cada letra tem um significado:

E (environmental, em inglês, ou ambiental, em português) A letra E da sigla se refere às práticas de uma empresa em relação à conservação do meio-ambiente e sua atuação sobre temas como: aquecimento global e emissão de carbono, poluição do ar e da água, biodiversidade, desmatamento, eficiência energética, gestão de resíduos e escassez de água.

S (social, em inglês e português) A letra S, por sua vez, se refere à relação de uma empresa com as pessoas que fazem parte do seu universo. Envolve preocupações com questões como: satisfação dos clientes, proteção de dados e privacidade, diversidade da equipe, engajamento dos funcionários, relacionamento com a comunidade, respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas.

G (governance, em inglês, ou governança, em português) A letra G se refere às medidas relacionadas à administração de uma empresa. Envolve composição dos conselhos, estrutura do comitê de auditoria, conduta corporativa, remuneração dos executivos, relações com entidades do governo e políticos e existência de canais de denúncias.

Mais do que nunca, os grandes investidores têm olhado com mais cuidado para as práticas sociais, ambientais e de governança das empresas antes de depositarem sua confiança e seu capital nelas.

E você? Já conhecia esse conceito? Agora que você já sabe o que é ESG, que tal pensar em práticas simples que a sua empresa já pode começar a adotar pelo bem da sociedade?

Fonte: ACSP