Blog

Essencialismo é pauta do Café com Conceito

Autor
Por: Agros

Dia 7/15/2022

Essencialismo é pauta do Café com Conceito

📈 O essencialismo é mais do que uma estratégia de gestão de tempo ou uma técnica de produtividade. Trata-se de um método para identificar o que é vital e “eliminar o resto”, a fim de dar a maior contribuição possível àquilo que realmente importa. Em essência, essa foi a mensagem transmitida pela coordenadora administrativa das áreas de produção do Grupo Agros, Francieli Martinelli, durante o Café com Conceito desta sexta-feira, 15 de julho.

📋 Segundo Francieli, a partir de análise crítica do livro ‘Essencialismo – A disciplinada busca por menos’, de autoria de Greg McKewon, “quando tentamos fazer tudo e ter tudo, realizamos concessões que nos afastam da nossa meta”. Diz o escritor: “Se não decidimos onde devemos concentrar nosso tempo e nossa energia, outras pessoas – chefes, colegas, clientes e até a família – decidem por nós, e logo perdemos de vista tudo o que é significativo”.

📚 No livro, que já foi tema de curso de liderança do Grupo Agros, McKewon mostra que, para equilibrar trabalho e vida pessoal, não basta recusar solicitações aleatoriamente: é preciso eliminar o que não é essencial e se livrar de desperdícios de tempo. “O caminho do essencialista segue um propósito; não segue o fluxo”, frisa Francieli, para quem é preciso aprender a reduzir, simplificar, dizer não (de forma adequada) e manter o foco nos objetivos, deixando os ruídos de lado. “Quando realizamos tarefas que não aproveitam nossos talentos e assumimos compromissos só para agradar aos outros, abrimos mão do nosso poder de escolha. O essencialista toma as próprias decisões – e só entra em ação se puder fazer a diferença”. Para chegar lá, o caminho passar por explorar (a fim de ter certeza quanto as decisões a serem tomadas), eliminar e executar.

#grupoagros #agros #essencialismo #atividades #planejamento #cafécomconceito #boaspraticas #desenvolvimentoagro #agronegocio #evoluçao #desenvolvimento