Blog

Grupo Agros participa da XXV Semana Acadêmica do curso de Agronomia da Universidade de Passo Fundo UPF

Autor
Por: Agros

Dia 5/16/2022

Ação colaborativa com a comunidade promove interação e entendimento sobre Sucessão Familiar no Agro, e estimula a busca por conhecimento.

Com a proposta de trocar conhecimentos e experiências, no dia 04/05 o Grupo Agros esteve presente na XXV Semana Acadêmica do curso de Agronomia da Universidade de Passo Fundo UPF, onde representado pela sócia e consultora Márcia Barbieri participou de um painel que debatia sobre a sucessão familiar no Agro, juntamente com Valentina Stedile (Agrônoma na Stedile Sementes) e Nicole Stapelbroek Trennephol (Diretora Executiva da Stara Financeira).

O painel iniciou com a explanação da consultora Marcia Barbieri, destacando que o Grupo Agros tem como referência de performance na gestão das propriedades agrícolas os pilares da produtividade, lucratividade e longevidade, e os três devem andar juntos e em equilíbrio.

Na ocasião, a consultora Marcia Barbieri explicou, entre outros pontos sobre os desafios na condução do processo de sucessão, ressaltando que o objetivo de cada esfera (família, propriedade e negócio) são diferentes, e a construção de regras para conduzir as relações entre eles é de extrema importância.

Herdeiro é um direito, mas sucessor é uma escolha. Estar na gestão de uma empresa é um grande desafio, e quem escolher essa posição deve ter interesse genuíno por aquilo que irá fazer, estar preparado para gerir e preservar os negócios e os ativos que lhes forem legados. Saber que além de conviver bem com outros proprietários e lideres da empresa, deve sacrificar-se por ela, manter a união familiar e promover talentos da família.

Na sequencia Valentina e Nicole trouxeram suas experiências e vivências com o tema nas suas famílias e empresas, corroborando com a explanação inicial. Posteriormente o público interagiu com perguntas, finalizando com o coordenador do curso Prof. Vilson Antonio Klein reforçando a importância do tema e da forma como foi conduzido.