Blog

Grupo Agros realiza Semana da Saúde

Autor
Por: Agros

Dia 4/11/2022

Ações com os colaboradores envolveram cuidados com a alimentação, estímulo a atividades físicas, exames preventivos e painel sobre saúde mental

Em homenagem ao Dia da Saúde, comemorado em 7 de abril, o Grupo Agros promoveu uma semana repleta de ações voltadas a seus colaboradores movimentando – e conscientizando – suas equipes a respeito dos cuidados necessários e do que pode, e deve ser feito, para se obter uma melhor qualidade de vida.

**Alimentação saudável ** A programação começou na terça-feira, 5, com direito a água saborizada, salada de frutas e dicas virtuais da nutricionista Patrícia Santos Souza. Na ocasião, a especialista explicou, entre outros, que “alimentação saudável é aquela que garante ao organismo receber todos os nutrientes de que ele precisa, considerando: variedade, equilíbrio, quantidade e segurança dos alimentos ingeridos”. Alimentos ‘in natura’, ou minimamente processados, devem ter a preferência no dia a dia.

**Todos se mexendo ** Na quarta-feira, 6, a educadora física Patrícia Malacarne apresentou os benefícios da atividade física, como a melhora da circulação e oxigenação do sangue, além da redução do stress e de riscos de lesões por esforço repetitivo. De quebra, os colaboradores participaram em seus ambientes de trabalho, na sede da empresa em Erechim, de alongamentos e brincadeiras de aquecimento. Colaboradores externos acompanharam, on-line, um vídeo com a demonstração dos movimentos.

**Prevenção é fundamental ** A quinta-feira, 7, trouxe à discussão a importância dos exames de rotina, quando uma equipe da Prevenir, além de realizar encontro virtual com dicas e orientações, foi à Agros aferir a pressão dos colaboradores, testando, ainda, a glicose e calculando o IMC do pessoal.

**Como controlar a ansiedade ** O encerramento da semana, na sexta-feira, 8, se deu com painel da psicóloga Jussara Besutti, que falou sobre saúde mental e ansiedade no local de trabalho. Em sua explanação, ela detalhou os tipos de ansiedade (física, fisiológica e emocional), apresentando os principais sintomas e formas de lidar com o problema, enfatizando a necessidade de se estabelecer rotinas, definir prioridades, eliminar a procrastinação, fazer pausas, controlar a respiração, cuidar da alimentação e fazer a higiene do sono, além da necessidade de se investir no autoconhecimento e na busca por compreender/entender os próprios sentimentos. Exercícios regulares - físicos e intelectuais -, encontrar um hobby, reforçar os laços familiares e de amizade e a procura por ajuda profissional também estão na lista das possíveis soluções para a ansiedade.

**Sucesso ** Conforme os organizadores, a semana alcançou seus objetivos, integrando os colaboradores e fazendo com que todos, de uma forma ou outra, fossem impactados pelas mensagens, dicas e orientações transmitidas pelos profissionais convidados.