Blog

Irrigação Safra 2021/22

Autor
Por: Agros

Dia 5/18/2022

A safra 2021/22, sofreu com a falta de chuvas, fazendo que alternativas fossem adotadas para contornar as possíveis perdas, e a irrigação é um grande exemplo.

A irrigação hoje na região sul vem crescendo a cada ano, com a perspectiva de garantias melhores de lucratividade e segurança na produção de grãos, mas todo o processo demanda de um bom planejamento e adequada instalação para que todo sistema funcione de maneira correta, com boa disponibilidade de água, energia e funcionamento das maquinas.

A safra 2021/22 que está chegando ao fim, entrou para história com a ocorrência da pior seca dos últimos 70 anos na região sul, e mesmo as propriedades que possuem irrigação sofreram algumas consequências, tais como falta de água para finalizar o ciclo das culturas, equipamentos que estragaram ao longo dos dias, necessidade e problemas com oscilações e falta de energia que comprometeram a sequência de irrigação.

O Pior período foi nos 20 dias iniciais do mês de janeiro, onde que ao longo de 14 dias, ocorreu além da falta de chuvas, dias consecutivos de temperaturas muito elevadas, alcançando todos esses dias temperaturas que chegaram a marcas históricas com 38 a 41 graus de máxima, isso elevou muito a necessidade hídrica das plantas nesse período, chegando a demandar diariamente entre 7 a 10 mm de água.

Com isso a necessidade de uso do sistema de irrigação foi altamente demandada e o clima testou todo o funcionamento e planejamento das propriedades. Arrasta pro lado e acompanhe a demonstração de uma propriedade localizada na região Noroeste do RS, que necessitou grande esforço e alta demanda de uso do sistema de irrigação para manter boas produtividades.