Blog

Manutenção de máquinas: finalidade e ferramentas é tema do Café com Conceito

Autor
Por: Agros

Dia 5/6/2022

Utilizando como base o dia a dia da produção do Grupo Agros distribuída nas 11 propriedades e nos dois centros de apoio da Organização no Rio Grande do Sul, os colaboradores Diana Krebs e Guilherme da Silva, ambos atrelados ao setor administrativo da produção, apresentaram durante o Café da Manhã com Conceito desta sexta-feira, 6, como a empresa faz a gestão e trata da manutenção de suas máquinas.

Destacando a importância da utilização de ferramentas como o AgroGestão e o Gestão Web nas diferentes etapas do processo, a dupla pontuou, com ilustrações e números do cotidiano, os cinco elementos que são determinantes para o sucesso da atividade:

-Planejamento, incluindo plano de manutenção e a subdivisão das máquinas;

-Orçamentação, prevendo, entre outros, valorização dos eventos e margem de quebra;

-Execução, passando pelo registro de uso/hora da máquina, além de check list periódico, boletins de ocorrência, investimento em treinamento e custos diversos, que vão desde pneus até a valoração da remuneração variável;

-Uso das ferramentas adequadas, com destaque ao AgroGestão e Gestão Web (diferenciais no controle e classificação dos gastos, bem como no Orçado x Realizado e no histórico);

-Finalidade do serviço, entendida como o resultado que se pretende alcançar a partir dos investimentos no maquinário, seu uso, controle, cuidado e manutenção.

Conforme Diana, o custo de manutenção compõe um valor expressivo no total da propriedade, o que, especialmente diante da próxima safra (que deve se mostrar mais complexa), merece atenção especial do produtor.

Outro ponto levantado no painel disse respeito ao papel do operador das máquinas, os quais, conforme Guilherme, devem ter ‘sentimento de dono’ em relação ao equipamento – o que, invariavelmente, resulta em melhor desempenho e produtividade. Afinal, a agricultura tem janelas de tempo para tudo e, quando ‘chamada’, a combinação ‘máquina & ser humano’ precisa estar afinada e 100% pronta para realizar o serviço.

Você sabia?

-O Grupo Agros tem propriedades e centros de apoio estão localizadas nos seguintes municípios gaúchos: Erechim, Paulo Bento, Quatro Irmãos, Entre Rios do Sul, Cruzaltense, Vacaria, Saldanha Marinho, Jóia, Pinhal Grande, Rio Pardo e Santa Maria. As culturas produzidas são: Soja, Trigo, Milho, Feijão, Aveia, Triticale, Trigo Mourisco e Pecuária de corte.

-Na Agros, o valor do custo da máquina, embora seja feito em horas, é transformado em hectares.

#grupoagros #agros #gestaodoagronegocio #mercadoagricola #agronegocio #assessoriaagricola #consultoriaagicola #producaoagricola