Blog

Negócio Familiar

Autor
Por: Agros

Dia 2/23/2022

Com sonhos, esperança e força de vontade, as famílias começaram seu agronegócio do zero. Com muito trabalho, o negócio prosperou gerando condições favoráveis para expansão. Para dar conta das atribuições e responsabilidades que vêm com o crescimento, os patriarcas decidem que será preciso dividir as funções e começar a passar o bastão e os conhecimentos adquiridos até então.

O planejamento sucessório auxilia na transferência de riqueza sem destruir os três pilares da empresa familiar: empresa, família e patrimônio. A organização da empresa e dos gestores levam à continuidade do negócio sem abalar a estrutura familiar. A implementação do planejamento sucessório avalia as melhores formas de exploração, os resultados obtidos e as perspectivas de crescimento do negócio, além de ferramentas de apoio à prestação de contas.

Embora os filhos estejam ganhando o protagonismo na gestão, os patriarcas continuam presentes no negócio, auxiliando na administração e assessorando a nova geração. Alinhando antecipadamente os objetivos da gestão e do negócio, é possível consolidar o trabalho iniciado pelos patriarcas há muitos anos, com vistas a um futuro promissor.