Blog

O Caixa é Rei!

Autor
Por: Agros

Dia 12/27/2021

💰 Após uma safra com resultado financeiro excepcional como foi 2020/2021, devemos nos manter atentos, analisar e projetar as safras que estão por vir. Uma vez que o resultado, descontado o valor de arrendamento girou na casa dos R$5.500,00/hA, a análise do resultado também deve ser feita em scs/hA para entendermos o que está acontecendo com a commoditie. Ao analisarmos o resultado de 38 scs/ha de lucro, sendo a safra com maior rentabilidade registrada nos últimos 21 exercícios, dentre diversos fatores, é possível notar que a compra dos insumos antecipada garantindo preços baixos impactando diretamente os Custos de Produção juntamente com a venda de forma “fracionada” do produto – onde foi possível obter o preço médio elevado acarretando o aumento da receita. A consequência: um resultado excepcional.

💸 Mas, o que está por vir? Em relação às projeções para as safras 2021/2022, dentro da normalidade de produção e apesar da alta dos preços de insumos, ainda é possível obter lucro acima dos 30 scs/ha, aumentando a geração de caixa para eventuais oportunidades ou frustações. Já para a safra 2022/2023, os preços de insumos negociados hoje, acarretam no aumento dos custos assim como a projeção para despesas financeiras e custos fixos. Com isso, as margens tendem a voltar à “normalidade”, na faixa dos 18 a 22 sacos por hectare, antes de pagar o arrendamento.

🌱 Caixa é rei Isso nos mostra que devemos aproveitar as safras excepcionais para gerar caixa, pois “caixa é rei”, e entendermos que a nossa margem tende a voltar à média. A análise da porteira para dentro é fundamental para entender onde estão os maiores custos e o que pode ser feito para reduzi-los, afim de melhorar a rentabilidade do negócio.

Texto: Filipe Zanon