Blog

Panorama do Milho no Rio Grande do Sul - Safra 2021/2022

Autor
Por: Agros

Dia 12/14/2021

Nas regiões Norte, Centro, Sul e Campanha, os produtores que plantaram mais cedo (sequeiro), entre agosto e a primeira semana de setembro, tiveram perdas importantes na área foliar e com o déficit hídrico no momento de polinização houve comprometimento do tamanho de espigas e pmg - especialmente em áreas do Centro, Sul, Campanha e Missões.

No Norte, propriedades que iniciaram o plantio a partir do dia 10 de setembro indicam perspectivas melhores, embora perdas de área foliar também tenham sido percebidas. Para os próximos dias, considerando o período de polinização e enchimento de grãos, é preciso que a chuva prevista se confirme a fim de colaborar com a cultura e as projeções iniciais.

Em relação ao milho irrigado, com a luminosidade alta e noites com temperaturas amenas, a realidade é a melhor possível, desde que haja água suficiente à disposição.

Sobre doenças, vale destacar que apesar dos desafios climáticos, o produtor fez o dever de casa. Em relação a pragas, a tão temida cigarrinha recebeu atenção especial por parte de grande parte dos produtores, não havendo relatos de danos significativos.