Blog

Saúde Mental é tema de Café com Conceito na Agros

Autor
Por: Agros

Dia 11/5/2021

Entendendo que uma empresa só será bem-sucedida quando as pessoas que a integram estão saudáveis, motivadas e alinhadas com os princípios e objetivos da organização, o Grupo Agros coloca o ser humano no centro do processo.

Comprometido com isso, diante de um cenário de pandemia, home office e crise sanitária, o Café com Conceito desta sexta-feira, 5, convidou a doutora em Psicologia, especialista em Gestão de RH, professora universitária e gestora organizacional, Vanessa Rissi, para falar sobre ‘Saúde Mental: intervenções que qualificam o bem-estar e desempenho profissional’.

Conforme Vanessa, que destacou a importância desta discussão no âmbito organizacional – reconhecendo a iniciativa da Agros - o quadro nacional é grave, eis que, segundo a OMS, o Brasil é o país com mais pessoas depressivas e ansiosas do mundo.

Ela também abordou situações do cotidiano, a partir de exemplos que ilustraram conceitos como ‘positividade tóxica’ - caracterizada por frases do tipo, “você não tem motivos para estar assim. Levanta daí”.

Sinais de alerta A especialista trouxe estratégias para que as pessoas possam identificar sinais de alerta de transtornos mentais, como alterações no sono, irritabilidade, cansaço constante e dificuldade de concentração, e como controlá-las – privilegiando uma saúde mental bem cuidada, que passa, entre outros, pelo bem-estar, saber/aprender a lidar com o estresse e cultivar suas habilidades.

A importância da interação social Vanessa ainda frisou que, combinado com atividades físicas, qualidade do ar e alimentação balanceada, uma vida com qualidade passa, fundamentalmente, pela interação social (com a família, amigos e a comunidade) e pelo autocuidado.