Blog

Semeadura de Trigo

Autor
Por: Agros

Dia 6/22/2022

Preparativos para Semeadura de Trigo

Para alcançar bons resultados, é de extrema importância seguir os melhores manejos, e garantir que se terá o número de plantas ideal é necessário fazer a avaliação prévia da semente, testar sua germinação e vigor e realizar o tratamento de sementes adequado.

A dessecação antecipada das áreas para semeadura no limpo e o monitoramento da presença de pragas, principalmente lagartas e percevejo, bem como o controle das mesmas caso necessário é de suma importância.

Os equipamentos para semeadura devem estar bem ajustados e com as regulagens de acordo com o planejado, bem como as pessoas responsáveis devem estar alinhadas e comprometidas com a boa execução do trabalho.

Durante a operação deve-se atentar a fatores como condição de solo, distância e intensidade da próxima chuva para se adequar a profundidade de deposição de semente e, no andamento da atividade, fazer os ajustes conforme houver mudanças no ambiente. Vale ressaltar que trabalhar com uma velocidade compatível com o sistema de distribuição de sementes utilizado e adequada as condições do talhão é fundamental para se conseguir uma emergência uniforme da lavoura.

Nessa safra temos uma lavoura de alto custo, entretanto, preço do grão também está com o melhor preço histórico, compensando e podendo gerar um bom resultado final. Como em todas as culturas, trigo também exige capricho e cuidado, por isso, precisamos estar atentos a esses, além de outros fatores, que irão ajudar a implantar bem a lavoura e, assim, iniciar a safra com um bom potencial.