Blog

Semeadura do Trigo

Autor
Por: Agros

Dia 6/3/2022

Café com Conceito apresenta os caminhos para uma boa semeadura do trigo.

O trigo pode representar importante incremento de renda de inverno ao produtor, contribuindo na conservação do solo e nos sistemas de produção, além de aumentar a eficiência do uso de maquinário, mão de obra e insumos na propriedade. Todavia, para alcançar os melhores resultados e a excelência, é preciso estar atento a três aspectos: planejamento, execução e controle.

Os elementos técnicos que perpassam cada uma das etapas foram apresentados durante o Café com Conceito desta sexta-feira, 3, pelo coordenador da Assessoria do Grupo Agros, Carlos Fiorin, e pelo gestor de Clientes da Assessoria, Fábio Provenzi.

Classificando o planejamento como determinante para o sucesso da produção, Provenzi destacou os diferentes elementos que compõem este estágio, desde as escolhas do talhão e da cultivar, até máquinas e capital humano. O especialista também trouxe observações sobre a execução, chamando a atenção para o cuidado da semeadura, a cultura de cobertura pré-trigo, além da interação envolvendo velocidade, profundidade e uniformidade do plantio. Por fim, explicou Provenzi, o controle tem a responsabilidade de analisar a safra, considerando custos e eficiência, permitindo ao produtor identificar pontos de ajustes, o que auxilia na tomada de decisões futuras.

Saiba mais: De acordo com Carlos Fiorin, a Assessoria da Agros – que atua voltada a pessoas, máquinas e acompanhamento - foi o primeiro produto desenvolvido pela empresa, estando presente em mais de 60 mil hectares no Rio Grande do Sul, sendo que, para o sucesso das metodologias adotadas, são utilizadas diferentes ferramentas e soluções desenvolvidas pelo Grupo, como o Aqila e o AgroGestão, além do apoio da Consultoria, consagrando a integração da Agros, união que há mais de 35 anos tem contribuído para transformar realidades no agronegócio estadual e nacional.