Blog

Trigo

Autor
Por: Agros

Dia 7/13/2022

Atualização Situação Lavouras Trigo

☀️ Com o clima mais seco nas duas últimas semanas, foi possível encerrar a semeadura em áreas que ainda esperavam a entrada da cultura. No geral, o estabelecimento esse ano tem se mostrado bom, salvo nas primeiras áreas implantadas onde houve chuvas pesadas logo na sequência da semeadura, implicando em carregamento de solo e plântulas, principalmente em pontos com maior declividade e ausência de cobertura.

🌧️ Na próxima semana, confirmando as previsões de chuva, a maior parte das áreas do estado estarão recebendo os primeiros tratos culturais, como a primeira entrada com adubação nitrogenada e também em algumas áreas já será realizado o controle de invasoras, principalmente folhas largas e azevéns, a depender do histórico e manejo adotado anteriormente em cada área.

🌾 Quanto a sanidade, o período chuvoso seguido de temperaturas mais altas, tem favorecido a incidência de manchas foliares mais cedo, já no início do perfilhamento. É importante estar atento com cultivares mais suscetíveis e redobrar os cuidados em áreas de trigo sob trigo, que esse ano, com o aumento da área cultivada acabam sendo mais frequentes. Pragas até então estão sendo pouco encontradas nas lavouras, eventualmente alguma presença de pulgão favorecido pelos últimos dias mais quentes, cabendo o monitoramento e se necessário a realização do controle.

#grupoagros #agros #agrosassessoria #assessoriaagro #assessoriaagrícola #assessoriaagronomica #assessoriaagropecuaria #trigo #cultivo #acompanhamento